11 de dez de 2009

Projeto de Psicologia Centro Franciscano Pedro Chaves Barcelos

Esta instituição está situada em Alvorada, RS, e faz parte da Sociedade Caritativa e Literária São Franscisco de Assis (Socalifra) e pertence a Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã.

O trabalho da Fides nesta instituição iniciou em 2006, quando fez uma trabalho de fortalecimento do trabalho de equipe da instituição para o enfrentamento do fenômeno da violência doméstica contra as crianças e adolescentes, para que os colaboradores e direção pudessem compreender, identificar e planejar intervenções sobre o fenômeno da violência, em defesa das crianças atendidas. Foram encontros semanais de duas horas cada, de janeiro a novembro de 2006.

Em 2007 a Fides iniciou um trabalho de Grupo e Orientação à Familias das crianças atendidas pela instituição através de reunioes mensais, e tambem assessorando e apoiando à Coodenação e os Educadores da instituição, assim como fazendo atendimento psicológico com crianças e familias.

Em 2008 a Fides iniciou a Oficina Construindo Caminhos, com jovens da instituição.


Em abril de 2008 iniciamos também uma assessoria à direção da instituição, no intuito de trabalhar a gestão organizacional, facilitando a organização interna e o planejamento estratégico. Foram 55 horas de assessoria, dividida em 17 encontros com a direção, até dezembro de 2008.


Em 2009 facilitamos a elaboração dos dois projetos da instituição, um que ja era realizado, o outro que foi idealizado. Este trabalho, que durou 44 horas, foi realizado com a participação de todos os colaboradores da instituição.

Em 2010, a Fides facilitou a elaboração do projeto das famílias.